quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lego

Como diz o ditado "Tarda mas não falha".
Não sei se escolhi o dito certo... porque, como o ser humano que sou, posso - aliás, acredito que DEVO - falhar.

Pois bem, esse é a primeira das postagens da saga: "Antes tarde do que nunca". Que serão publicadas hoje a noite (no limite do prazo) embaladas pelo meu humor um tanto quanto peculiar.



Sobre o exercício:
Neste exercício usamos peças de lego para estudar volumetria externa e interna. Fizemos um pequeno debate sobre cheios e vazios e o contraste que eles causam na visualização de determinado espaço. Falamos sobre a sensação de tensão entre volumes e sobre como essa tática pode ser usada para exaltar as relações de importância entre um espaço e outro. Em outras palavras, como esse estudo pode ser usado para valorizar visualmente cada espaço.

Num primeiro momento criamos um sólido base completamente liso, sem cheios e/ou vazios e, em seguida, fomos estimulados a causar alterações nestes objetos causando diferentes percepções, porém mantendo a memória do sólido inicial... Criando ora vazios, ora saliências.



Infelizmente não tenho fotos do sólido inicial e não consegui reconstituí-lo. Bem me lembro que nessa data houve um pequena polemica em aula e mudei o meu objeto, entretanto também não tirei fotos do resultado final - que, por sinal, foi muito positivo considerando as comparações e avaliações feitas em aula no grande conjunto de alunos e prof. Sendo assim, vou postar algumas das fotos que foram tiradas pelo antigo bolsista Marcus das minhas criações em aula. E, em seguida, as fotos dos trabalhos que fiz em casa.
















E, por fim, mais um dos nossos "temas de casa" que foi buscar uma imagem de alguma edificação e representá-la com o mesmo material (lego) tentando manter as relações de tensão e proporção da figura observada.
A edificação escolhida por mim foi "Wozoco" em Amsterdam. Depois de optar por fazê-lo, li um pouco sobre ele para tentar descobrir o porque do formato e achei algumas informações muito legais como a que segue:



"Esta moradia para idosos é provavelmente um dos projetos de arquitetura mais publicados destes tempos. Sua imagem muito poderosa é o resultado da política urbana. Os arquiteturos não poderíam colocar todos os 100 apartamentos em um edifício linear."


Achei muito interessante, pois mostra outro aspecto das tais tensões; que além de serem criadas por motivos de estética ou por questões de valorização, as saliências podem ser usadas para resolver outros problemas projetuais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário